quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Resenha da comida.


Este será um espaço reservado pra mostrar, semanalmente, pontos negativos e positivos de um alimento.  Desde os mais saudáveis até os mais destemidos, todos tem seus benefícios e desvantages, aqui nós disponibilizamos um item à mais paara controlar a sua dieta.
Para a primeira edição da "coluna" estreiamos com um dos alimentos mais querido e odiado de nosso cardápio, de pudermos, comemos 2, 3, 4, 5, 6 seguidos, ou até mais, mas acontece que isso não é bom nem para a saúde, mas como também para o bolso. Sim, é dele que eu estou falando, descendente do cacau, desde os mais doces até os mais amargos, passando por deliciosas trufas e parando nos molhados com leite, nós abrimos o jogo e falamos tudo sobre o CHOCOLATE!

Um pouco da história.
O chocolate foi criado pouco depois de 1502, quando Colombo retornava da quarta viajem ao Novo Mundo levando com ele, e sua tripulação, as primeiras sementes de cacau para a Europa. Depois disso, os espanhóis começaram a misturar essas sementes com diversos outros produtos, como a baunilha, o leite, açucar e etc.
Durante os primeiros séculos o chocolate era servido apenas como bebida. O alimento sólido era vendido como um desjejum instantâneo, um café da manhã 'revigorante', na França por meio do século XVIII, devido a seus efeitos estimulantes, aos poucos, o chocolate sólido, em barra, começou a ser produzido e cair na tentação, e na boca, dos Franceses e nos mundanos.
A sensação.
O chocolate pode não ser dos mais saudáveis, pelo contrário, mas servem de 'melhores amigos' quando mais precisamos, principalmente para nós mulheres. É que ele possui substâncias que provocam no nosso cérebro o mesmo efeito de quando nos apaixonamos intensamente, daqueles que parecem romances de filmes, o que o torna o acompanhante perfeito para a 'depressão pós toco' e o período pré-menstrual.
O chocolate também nos atribui uma sensação gostosa e passageira de esquecer os problemas, de se desligar da vida, isso acontece em função de outra substância, ,que produz o efeito inverso da cafeílna, nos dando uma ligeira sensação sonolenta, capaz de nos fazer 'sonhar acordadas'.

Componentes.
O chocolate não possui fontes ricas em nutrientes, mas não faz mal se for comido 'com moderação' , principalmente o amargo.
Uma barra de chocolate de 30g contém, aproximadamente, 150 calorias e 2 ou 3g de proteína. O grão original do cacau possui grandes doses das vitaminas E e B, porém sua grande maioria é perdida em resultado da diluição do produto no leite, o que deixa muito pouco ou quase nada restante no resultado final e processado do chocolaate, o que não provoca as vantagens dessas vitaminas, a não ser que sejam injeridas em grande quantidade, o que faz mal para a saúde pelas outras substâncias presentes no chocolate processado.
O chocolate ao leite ou meio amargo contém de 40 à 53% de gordura ou de manteiga de cacau, tanto o chocolate como o cacau em pó do contém cromo, ferro, magnésio, fósforo e potássio, mas as calorrias e a gordura do chocolate fazem do chocolate uma fonte inadequada desses mineiras, a menos que seja para suprimento de emergência, como no intuito original utilizado pelos soldados.
O choclate branco não possui o caca em pó, e não contém os produtos que evitam o leite em pó de ficar rançoso com o tempo, o que diminui a sua durabilidad, além do que, os médicos não os receitam muito bem, sempre indicando o chocolate negro no caso de uma tentação ou na hora da compra.
Outras descobertas.
Em feveiro de 2003, foi publicado um relatório que continha informações novas sobre o  chocolate, a respeito de alguns dados favoráveis ao mesmo. Os pesquisadores revisaram seus estudos e comprovaram que o chocolate, principalmente o amargo, possui algumas propriedades de antioxidantes, o que diminui o risco de problemas cardíacos.
Descobertas sobre a melhor maneira de sentir o sabor também foram feitas, dentre elas, a melhor maneira de injeirir o alimento, sendo repousado por alguns segundos na boca após ser colocado na mesma e depois ser mastigado algumas vezes e deixá-lo em 'repouso' novamente no céu da boca, para então ser engolido.  Sendo comido dessa forma, você explora todos os aromas e os sabores do chocolate,, ao invés de sentir a mesma sensaçãoboca  desde colocado na boca até ser engolido.
Foi divulgado também que não é bom deixar o chocolate na geladeira, pois a manteiga do cacau se separa do chocolate e forma uma mancha branca, o que tira o sabor dos demais pedaços e deixa a parte manchada forte demais para ser injerida.
Isso não quer dizer que você tem de comer tudo apressadamente para o chocolate não estragar, e nem pode ser uma justificativa pará isso, o ideal é não deixar por muito tempo na geladeira, mas um, dois dias não fazem mal a ninguém, pelo contrário.

2 comentários: